Messias
Definição:
Messias é uma palavra de origem hebraica (Mashiach), que significa "ungido". No contexto bíblico, refere-se ao Salvador prometido, o escolhido de Deus para redimir a humanidade e estabelecer o Seu reino eterno. No Novo Testamento, a palavra grega equivalente é Christos, de onde deriva o título "Cristo", usado para Jesus.
Origem:
Na tradição judaica, a unção era um ato simbólico de consagração, realizado com óleo, para designar reis, sacerdotes e profetas (Êxodo 29:7, 1 Samuel 16:13). Assim, o termo Messias passou a ser usado para identificar o esperado libertador e rei prometido nas Escrituras do Antigo Testamento.
Os profetas anunciaram a vinda do Messias como o cumprimento do plano de Deus para trazer salvação ao mundo. Textos como Isaías 53 e Salmos 2 descrevem a missão do Messias, que seria tanto um servo sofredor quanto um rei vitorioso.
Exemplo no Contexto Bíblico:
Isaías 61:1:
"O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e proclamar o ano da bondade do Senhor."
Este versículo é considerado uma profecia messiânica e foi citado por Jesus em Lucas 4:18-21, confirmando que Ele era o Messias prometido.João 1:41:
"Ele encontrou primeiro o seu irmão Simão e lhe disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo).”
Aqui, vemos o reconhecimento de Jesus como o Messias pelos primeiros discípulos.
Jesus, o Messias Prometido:
No cristianismo, Jesus é identificado como o Messias anunciado pelos profetas. Ele veio ao mundo para trazer a redenção, cumprindo as promessas de Deus de salvar o Seu povo. Sua vida, morte e ressurreição são a confirmação de que Ele é o ungido de Deus, o Salvador da humanidade.
Enquanto os judeus da época esperavam um Messias que restaurasse Israel politicamente, Jesus revelou que Sua missão era espiritual: reconciliar os homens com Deus e estabelecer um reino eterno de paz e justiça.
Aplicação Prática:
Reconhecer Jesus como o Messias transforma nossa compreensão da vida e da fé. Ele não é apenas o Salvador que cumpriu as profecias, mas também o Rei que governa sobre nossas vidas. Como Seus seguidores, somos chamados a viver em obediência à Sua Palavra e a compartilhar com o mundo as boas novas de Sua salvação.
Reflexão:
O título de Messias nos convida a refletir sobre quem Jesus é e o impacto de Sua obra em nossa vida. Como o ungido de Deus, Ele é a manifestação do amor divino e o cumprimento das promessas eternas.
Como podemos viver à luz do Messias?
- Submetendo nossas vidas ao Seu senhorio, reconhecendo-O como Rei e Salvador.
- Compartilhando a mensagem de esperança e redenção que Ele trouxe ao mundo.
- Vivendo com confiança no plano eterno de Deus, que começou com a vinda do Messias e culminará em Seu retorno glorioso.
A espera pelo Messias também nos desafia a sermos agentes do Seu reino, vivendo em justiça, amor e misericórdia. Assim como os profetas anunciaram a vinda de Jesus, somos chamados a anunciar Sua segunda vinda, quando Ele completará Sua obra de redenção.
Curiosidade:
A palavra Messias é usada amplamente na tradição judaica e cristã, mas com diferenças significativas. Para os judeus, o Messias ainda é esperado como um libertador futuro. Já os cristãos creem que Jesus é o cumprimento das profecias messiânicas e aguardam Seu retorno para estabelecer o reino eterno.
Explore mais termos do nosso glossário e aprofunde sua jornada de estudo bíblico!
Comentários
Postar um comentário